Na tarde desta quinta-feira (10/08) avançamos mais um pouco na valorização e reconhecimento do Pedagogo Hospitalar ao abrir espaço na Assembleia Legislativa de SP para que especialistas da área de saúde e educação pudessem se reunir e debater o tema de forma aberta, democrática, com participação de representantes do governo de SP.
Para quem não acompanhou nossas publicações nesta semana, o Pedagogo Hospitalar é um profissional muito importante, mas que carece de entendimento sobre seu papel na sociedade. Ele é um agente de educação que trabalha em estabelecimentos de saúde para manter o aprendizado de crianças e adolescentes impedidas de frequentar as aulas por motivos de saúde.
Estes profissionais não só existem como estão atuando sem regulamentação há mais de 40 anos. Para mudar esse condição apresentamos o Projeto de Lei 480/21 que institui o 10 de agosto como DIA ESTADUAL DO PEDAGOGO HOSPITALAR e também o PL 530/23, para que, enfim, a profissão possa ser regulamentada.
Entre as muitas autoridades presentes, a mesa foi composta por Sandra Santos, do Instituto Nacional de Pedagogia Extramuros, que correu conosco para viabilização dessa proposta; Eni Mari Tani Aracena, que representou o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, o meu amigo Eleuses Paiva; a dra. Albertina Duarte Takiuti, sanitarista; a dra. Marinella Della Negra, infectologista; todas com um currículo extenso e invejável na área da saúde. Os trabalhos do cerimonial ficaram a cargo da professora Marisa Maciel.
Pedagogos hospitalares, contem sempre com este deputado!
Comments