top of page

Márcio Nakashima homenageia criador do perfil @ola_guti em evento pelos 118 anos da Imigração Japonesa

  • Foto do escritor: Ricardo Gomez Filho
    Ricardo Gomez Filho
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Tsuyoshi Yamaguchi era um típico empreendedor japonês. Era. O homenageado do deputado Márcio Nakashima na Alesp chegou ao Brasil três anos atrás e passou por grandes transformações ‘abrasileirando-se’, mas mantendo as raízes nipônicas.


Por aqui, Yamaguchi foi simplificado e passou a ser Guti. Simplesmente.

É com o perfil @ola_guti que ele conquista cada vez mais pessoas e, na esteira desse contato, desmistifica a cultura japonesa para brasileiros. O resultado é que Guti caiu no gosto das pessoas deste lado do Planeta.


Com franqueza, leveza e bom humor seus vídeos abordam temas simples, cotidianos, como a adaptação do pai ao Brasil, com os desafios do idioma e da cultura como pano de fundo. Ao prestar homenagem a Guti, Márcio Nakashima homenageia também a juventude Nikkei e brasileira que há 118 anos se completam.


“Por meio de vídeos, projetos e iniciativas, Guti contribui para fortalecer os laços culturais entre Brasil e Japão, promovendo respeito, curiosidade e admiração mútua entre os povos”, destacou Nakashima.


Homenagens

A abertura do evento contou com apresentações de música típica tocada com shamisen, uma espécie de violão de três cordas, dança com movimentos do karatê, e coreografia ao som do vigoroso taiko, entre outras atrações, além de homenagear outras figuras de destaque na comunidade nipônica.


O empresário Yoshihiro Nishio, foi o escolhido do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, representado pelo vereador Aurélio Nomura; o também empresário Teydi Deguchi, recebeu as honras pelas mãos do deputado estadual Felipe Franco; e o esportista Jorge Shimabukuro, conhecido como “Jorge Samurai”, recebeu o mérito do vereador George Hato.


Além dos parlamentares, compuseram a mesa de diretora do evento a cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yoriko Suzuki,  o presidente da Federação das Associações de Província do Japão no Brasil (Kenren), José Taniguchi e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Roberto Nishio, um dos homenageados da noite.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page