Em 2023, o número de transbordamentos de rios e deslizamentos de terra bateu recorde chegando a 1.161 de janeiro a dezembro, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
São Paulo é a segunda cidade com maior número de casos em todo o país, com registros de 22 episódios, ficando logo atrás de Manaus (23).
Desses 1.161 eventos, 716 foram por transbordamento de rios e outros 445 por deslizamentos de terra, como o ocorrido em São Sebastião em fevereiro de 2023, que deixou 65 mortos e cerca de três mil desabrigados.
Esses acontecimentos mostram o quanto acertamos ao propor o Projeto de Lei 82/2022 na Assembleia Legislativa de SP em coautoria com os deputados dr. Jorge do Carmo e Luiz Fernando, aprovado na Alesp, mas vetado pelo então governador.
A ideia é criar o Programa de Remoção Segura e Protetiva no estado com a finalidade de proteger os direitos das famílias e pessoas que poderão ser afetadas e removidas de áreas consideradas de risco pelos Municípios e pelo Estado.
Vamos continuar brigando por moradia segura e direito das famílias em nosso estado. Conte sempre com este deputado.
Nossa muito triste 😢