top of page
Foto do escritorDeputado Márcio Nakashima

SETEMBRO VERDE CONSCIENTIZA SOBRE A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O Setembro Verde é o mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Ele surgiu em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado nesta quarta-feira, 27.

Mas, é importante saber que não basta apenas você se declarar doador, é importante que sua família saiba da sua vontade e respeite essa decisão. Por isso, se você tem esse desejo, não deixe de avisar para a família, amigos e pessoas próximas. Seja um doador!

Saiba mais sobre a doação de órgãos

1. Para ser doador, não é necessário deixar nada escrito. Basta avisar sua família. A doação de órgãos e tecidos só ocorre após a autorização dos entes documentada.

2. Os órgãos e tecidos doados são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da central de transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado.

3. A retirada de órgãos e tecidos em falecidos segue todas as normas da cirurgia moderna. Todo doador pode ser velado de caixão aberto, sem apresentar deformidades.

4. Há dois tipos de doadores:

Doador vivo - pessoa saudável que concorda com a doação de rim ou medula óssea, parte do fígado ou pulmão para um de seus familiares

Doador falecido - pode doar rins, coração. pulmões fígado, pâncreas e também tecidos, como córneas, pele e ossos, sempre após autorização dos familiares.

Fonte - Associação Brasileira de Transplante de Órgãos


18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

BOM DIA

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page