Nesta terça-feira (20) o Senado poderá votar o projeto de lei (PL) que restringe o benefício da saída temporária para os presos do regime semiaberto.
O PL 2.253/2022 revoga o artigo 122 da Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984) que prevê até cinco saídas por ano, sem vigilância direta, para visitar a família, estudar fora da cadeia ou participar de atividades que contribuam para a ressocialização.
Caso o texto seja aprovado, os tais saidões não acabam, mas ficam mais limitados. E isso trará um pouco mais de segurança para a sociedade, uma vez que muitos criminosos se aproveitam do benefício para cometer novos furtos, assaltos, sequestros, agressões e assassinatos.
Aliás foi um marginal gozando de um desses saidões que assassinou o policial militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, em Belo Horizonte, a capital mineira, em janeiro deste ano.
Gostaria de ver o fim das saídas, saidinhas e saidões, de toda forma, para sempre. Como não é possível, que esse projeto seja aprovado e traga mais segurança a todos.
É isso aí 👏